Madame Bovary -Resenha+livro em PDF


O livro escrito por Gustave Flaubert e publicado no ano de 1857 foi o grande caso de polêmica para a

época. Devido é claro ao tema abordado no enredo principal do livro, casos de adultério de uma mulher casada. Para a época o adultério era obviamente um grande escândalo, ainda hoje é um pequeno. Porém uma mulher trair? Isso seria inaceitável. 

 Madame Bovary narra à história de Emma, uma jovem sonhadora e ambiciosa que mimetiza a vida a partir de seus livros de romance. Anseia por uma vida cheia de requintes e luxos dignos da burguesia, firme nesse proposito acaba contraindo matrimonio com um médico aparentemente promissor, Charles Bovary. Mas Emma vê-se presa a um casamento sem paixão, embora seu marido a idolatre como a uma deusa e realize todos os seus caprichos, e um dia a dia entediante.

Nada parece satisfazer Emma – que até então não era Madame Bovary, a qual o titulo do livro anuncia – nem vestidos caros, nem sua casa, nem o nascimento de sua filha parecem ter o poder de preencher o vazio de sua existência. Confesso que inicialmente a temática do livro me causou certa repugnância, não gosto mesmo de nenhuma história desenvolvida a partir do plot do adultério. Mas durante a leitura você percebe que na verdade a agora então desequilibrada e descontente Madame Bovary, nada mais é que uma concha desabitada. As únicas coisas presente em Emma são sua ambição e uma certeza equivocada que merece tudo aquilo que jamais seu pobre marido poderá oferecer-lhe. Seu amor sincero e devoção apaixonada não eram o bastante para Emma.

E falando em Charles Bovary, pobre Charles. Descrito como enfadonho e sem ambição, depois de certa ocasião em um baile, Madame Bovary desenvolve um grau de desprezo sem precedentes por tudo que a cerca e em especial por seu marido. Não há bom coração que consiga suportar os devaneios asquerosos de Emma Bovary.

O final é impactante. Leiam e descubram.

---------
ATENÇÃO! Encaminharei o livro apenas por e mail!

A resenha foi indicada por um leitor do blog a tempos atrás, e finalmente terminei de ler o livro para poder vir escreve-la. É uma leitura boa, porém um tanto complicada de se entender devido as transgressões verbais de época para época. Mas com absoluta certeza vale a pena!

Confira a resenha passada no blog.

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

Insira um comentário aqui