Carta de uma estudante universitária

22:15

A vida passa e as prioridades vão mudando não é? Olho pra traz e lembro de quando minha principal preocupação era tirar boas notas na escola e terminar o dever rápido o suficiente para poder ir andar de bicicleta com o meu primo. Mas, o ensino médio chegou - arrasou com grande parte da minha inocência - e foi embora. E então, cheguei na parte mais transformadora da minha vida, a Universidade.



Ser um estudante universitário é algo "de pompa" só na boca de mães e pais que querem exibir o tal sucesso acadêmico de um filho, mas a verdade é que isso não basta. Não me entenda mal, eu adoro estudar, eu amo cursar duas graduações ao mesmo tempo e adoro que minha mãe viva falando orgulhosamente disso para as pessoas. Mas, a verdade é que existe muito mais por traz disso. Existe um ser humano que está vivendo turbulências tão grandes que as vezes não consegue lidar com isso sozinho e acaba se perdendo. É normal não ser perfeito, mesmo que a vida inteira você acredite que é isso que deve conquistar. A perfeição é uma ilusão estereotipada de uma sociedade que não se importa que existe dentro do aluno, é uma ilusão criada para que você se sinta mal. Mas a verdade meu amigo, é que está tudo bem. Está tudo bem rodar em uma disciplina que você se dedicou muito, está tudo bem querer "dar um dez" e se divertir e está tudo bem e não tirar sempre o melhor e mais alto conceito. Sabe por quê? Por que a perfeição não é algo a ser alcançado e o caminho que percorremos na graduação deve ser muito mais valorizado.

Eu escrevi esse texto para você saber que não está sozinho, que existem dezenas, centenas, milhares de estudantes como você, que tentam e não conseguem. Mas o importante? É que tentam, e não é da tentativa de perfeição que estamos falando, e sim do puro e simples ato de tentar sem se matar no processo. Você, meu caro universitário, é um vencedor. Você só precisa entender que a coisa é séria, que essa é uma grande responsabilidade, que a água bateu na bunda e agora é "vida real". Uma vida real sem fazer a tarefa correndo para andar de bike com o primo mais velho. Uma brincadeira que forjará sua vida e trajetória. A você, eu desejo todo sucesso e sorte do mundo. O mundo é um lugar com mais esperança, se você tiver caráter, vontade e paciência para usar esse seu privilégio para  mudá-lo.


Você também pode gostar

0 comentários