Por que choramos tanto na TPM? - um texto não científico

É a segunda vez que ficou menstruada esse mês. Já não bastasse o "trauma" me acompanhar todos os meses, precisou vir dobrado dessa vez. 

Mas não são os peitos doloridos, a dor de cabeça incomodativa ou o sono quase paralisante que sugam as minhas energias. São, mais uma vez, a INTENSIDADE DAS MINHAS EMOÇÕES. 

Aos 25 anos de idade era de se esperar que já tivesse mais controle de minhas reações, hormônios e sentimentos. Mas vamos combinar que é basicamente desumano cobrar tudo isso de uma mulher que está passando por esse período desafiador não uma, mas duas vezes em menos de 30 dias. 



Até aqui você já deve ter percebido que o meu dia está sendo invadido pelos homônios. Praticamente posso ver você revirar os olhos de tanto drama e reclamação colocados neste texto até aqui. 

E foi exatamente por reptetir esse revirar de olhos para mim mesma que decidi ampliar meus conhecimentos e entender de uma vez por todas "Por que choramos tanto na TPM?".

Foi então, que após uma briga (unilateral) em uma loja de presentes que decidi finalmente abrir o meu amigo médico Google e desvendar um pouco mais de minhas próprias reações.

E aqui vai a sua resposta...





Como a menstruação virou assunto "TABU"?


Gostaria de começar dizendo a você que se ficou chocada ou incomodada por falarmos aqui, tão abertamente sobre menstruação, saiba que essa é uma construção preconceituosa em cima de algo importante na vida de uma mulher. 


Não estou romantizando nada. Talvez ao final deste texto você resolva nunca mais menstruar. E talvez a culpa seja minha, mas a vida é como é e já somos amigas o bastante para dividir preocupações e conhecimentos. 


Mas vamos lá, como "menstruação" virou um assunto Tabu? 


Se você é uma pessoa que menstrua, com certeza já foi "vítima" de brincadeiras como: "tá de mal humor? Só pode ser TPM"; "nunca vi, mulher braba. Vive de tpm..."


Essas "brincadeirinhas", mesmo que em tom de piada, acabam por revelar um "preconceito" conhecido em cima do ciclo feminino. Basta fazer um experimente prático, veja só:


Experimente responder a um homem, abertamente, que sim, você está menstruada. Sangrando neste exato momento e aguarde a reação. Infelizmente a maioria não saberá reagir. 


Seus olhos mudarão para uma mistura irritante e até um tanto cômica de medo, embaraço e NOJO. Esse último, mais do que tudo, é que costuma incomodar mais ainda as mulheres. Então, se você não menstrua e está lendo isso, melhor preparar a cara de paisagem, viu? 


Quais são os sintomas emocionais da TPM?


Mais de 150 sintomas foram identificados como resultado das oscilações hormonais do ciclo menstrual. Alguns ginecologistas chegaram a dividir esses sintomas em grupo por semelhança:

  • o tipo A representa a ansiedade e os efeitos acompanhados dessa condição; tipo C é o grupo da compulsão alimentar; no tipo H entram os efeitos causados pela retenção hídrica e no 0 são os “outros” sintomas restantes, como alteração intestinal e acne.
Mas há um tipo que está sempre em evidência na TPM: o D.

Quem vem me fazer companhia? o/ Esse grupo representa os sinais de instabilidade emocional que acontecem devido às alterações hormonais durante a TPM. 


Para as mulheres desse grupo, sentimentos como raiva sem razão (olha a briga na loja de presentes aí) e tristeza "do nada", assim como chorar sem razão são seus principais sinais. 


Enquetes revelam que 75% a 80% das mulheres apresentam estes mesmos sintomas durante a TPM.


A tão conhecida TPM é cientificamente chamada de SPM (Síndrome Pré-Menstrual). É considerada uma síndrome por reunir uma série de sintomas físicos, emocionais e comportamentais. Que não apenas recorrentes, mas cíclicos. 


Um estudo, feito com 254 mulheres entre 20 e 44 anos, demonstrou que 61,8% de 110 entrevistadas que sofriam de SPM ficavam depressivas na semana anterior à menstruação.



Isso significa que choramos tanto na TPM porque a oscilação de nível dos estrógenos e da progesterona (que são hormônios sexuais), atua diretamente na serotonina, fazendo com que as mulheres mais sensíveis às manifestações da SPM caiam, literalmente, no choro. Fácil e longamente. 


Eu só quero ver o meu time reunido. Está na hora de comentar algo para fortalecer a corrente das choronas da TPM...


Para você aproveitar o melhor da TPM:



 



CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

Insira um comentário aqui