As leis são assim tão necessárias?

Esse texto não vem em defesa de "liberdade" para fazer o que quiser com as pessoas, patrimônio
público ou qualquer outra coisa do gênero. Se você veio aqui a procura de uma defesa para cometer idiotices, venha em um próximo post.

Estava voltando da faculdade, após uma aula cheia de reflexão sobre a sociedade e o assunto que entrou na roda de conversa foi: Porque o Brasil possui tantas leis? Um dos integrantes dessa conversa respondeu: Porque quanto mais sem moral o povo, mais leis o país têm. Então, façam comigo uma reflexão. Nosso país possui mais de 180 mil leis, muito mais do que países desenvolvidos. A questão é, porque a criação de uma lei para que não se jogue lixo no chão é necessária? Ou uma lei para que não se fume em uma parada? Em minha opinião essas leis são ridículas, simplesmente porque o cidadão deveria saber que não DEVE fumar em locais restritos, se você quer problemas do pulmão? Fique sozinho com eles! Você deveria não querer jogar lixo no chão, já que existem lixeiras nas ruas, e se não existirem o que custa segurar ou guardar o lixo até que consiga descartar em um local adequado? Tudo isso remete a falta de educação. Sim, a educação é o início de tudo. Se tivéssemos uma estrutura educacional mais forte, não seriam necessárias 180 mil leis. Não adianta nada cortar no final, é preciso podar no início. 
Entramos então na questão "educação não se aprende apenas na escola, mas principal e inicialmente em casa". Eu concordo fortemente com essa afirmação, contudo é necessário um pensamento mais delicado. Como uma pessoa que não tem estrutura educacional e moral para entender regras básicas de uma sociedade, vai conseguir educar uma criança de forma adequada? Um pequeno ser, cheio de desejos e vontades. 
A educação precisa ser revista, porque é com a educação que mudamos o mundo. Isso vai levar tempo, não existe receita mágica.
As leis são importante, em excesso são um veneno.

Inscreva-se no canal: Escrito ao Amanhecer canal

CONVERSATION

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

Insira um comentário aqui