A crise dos 19 anos



Um ano atrás postei aqui no blog sobre a Crise dos 18 anos. Um ano depois, decidi voltar e falar sobre a extensão dela, a crise dos 19 anos.
Com 18 anos ficamos sabendo que ser adulto não é algo fácil, as responsabilidades triplicaram e as coisas boas pareceram murchar. Hoje, com 19 anos sinto o peso da culpa e da incapacidade. Sim, estamos na crise dos 19.
São 19 vezes por dia que eu me culpo por não ter certeza do curso que escolhi pra mim. Sempre tive tanta certeza, mas sabendo que eu seria boa em alguns outros, ainda não estou convencida de que este, é realmente o melhor.
São 19 vezes por dia que eu me sinto mal por não ter um emprego e ser um fardo econômico pra minha mãe. Sim, um baita fardo econômico. Sei que a crise existe, sei que está bem difícil a situação na minha cidade. Mas eu sei, que como adulta eu preciso trabalhar.
São 19 vezes por dia que eu me pergunto se sou suficiente, se sou uma pessoa boa e se minhas escolhas estão certas.
Percebem como isso é triste? Eu tenho 19 anos e sofro de ansiedade, é um problema sério e tento lidar com ele, mas são cobranças de todos os lados. São cargas de culpa sendo jogadas na minha cara, é a tristeza de não poder ajudar, mas o pior, a incerteza de existir.
Ter 18, 19, 32 ou 40 não é fácil. Nenhuma idade é. Mas tudo tem seu lado bom, eu sei que existe um leque de possibilidades, de amores e recomeços. A vida ainda é uma caixinha de surpresas.

CONVERSATION

4 comentários. Clique aqui para comentar também!:

  1. nada como umas vdds jogadas na cara, achei q fosse a única tendo uma crise aos 19

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisele! Coloquei no google agora "crise dos 19 anos" para saber se tem alguém igual a mim e encontrei seu blog. Parece que foi eu que escrevi isso! Hahaha...

    ResponderExcluir

Insira um comentário aqui